Os meios de comunicação como extensões do Homem.

Posted on junho 29, 2011

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Professor nas Universidades de Wisconsin, St. Louis e Cambridge, Marshall Mcluhan foi o grande linguista responsável por criar umas das teorias mais controversas no que tange a teoria da comunicação. Elaborando conceitos como Aldeia Global, Extensões do Homem e meios quentes e frios, que foram publicados em seus dois mais importantes livros, “O Meio é a Mensagem” e “Os meios de comunicação com extensões do homem”, Marshall, de um modo visionário, prevê como se dará as foras e os contatos sociais modificados pela mídia e por suas modalidades.

Extensões

Em “Os meios de comunicação como extensões do homem” McLuhan argumenta que tudo que o ser humano é capaz de criar são apenas extensões do seu próprio corpo. Automóveis, bicicletas etc., são extensões dos nossos pés; recipientes são extensões das nossas mãos e cadeiras, das nossas pernas e coluna. Esses são somente alguns exemplos de uma gama infinda de extensões. Mas o mais importante dessa teoria é o fato e que os próprios meios de comunicação são extensões dos nossos sentidos. O rádio é uma extensão da nossa voz, pra quem fala, e uma extensão de nossos ouvidos, pra quem ouve; a TV, uma extensão de nossos olhos, ouvidos e vozes; e os computadores, extensões de nossos cérebros: com o advento da tecnologia elétrica, o homem prolongou. ou projetou para fora de si mesmo, um modelo vivo do próprio sistema nervoso central. A partir daí Marshall segue em direção à uma das grandes características dessas extensões que é a capacidade de entorpecimento, de narcotização.

Busca exemplificar, através do mito de Narciso, o conceito de Narcose. Diz o mito que Narciso se encantou com sua uma imagem refletida em um espelho d’água, mas Narciso se encantou pois julgava que tal imagem não era sua, julgava que a imagem era de outra pessoa. Tal imagem, não sabendo Narciso disso, era uma extensão dele mesmo. Com isso, busca dizer que o que importa neste mito é o fato de que os homens logo se tornam fascinados por qualquer extensão de si mesmos em qualquer material que não seja o deles próprios¹. Mas nos resta saber o seguinte: o que faz com que o ser humano busque criar tais extensões?

Hans Selye e Adolphe Jonas tem uma explicação. Segundo eles o q leva a tal criação é a incapacidade do organismo em dar conta de um excesso, que convencionou-se chamar de “irritação” e a ação de criar novas extensões de “auto-amputação”: encaram essa extensão como “auto-amputação” e acham que o dispositivo da estratégia ou da força auto-amputativa é acionado pelo organismo toda vez que a energia perceptiva não consegue localizar ou evitar a causa da irritação¹. Um bom exemplo disso é a criação da roda: no caso da roda como extensão do pé, por exemplo, a pressão das novas cargas resultantes da aceleração das trocas por meios escritos e monetários criou as condições para a extensão ou “amputação” daquela função corporal¹.

Outra característica importante da teoria de McLuhan é a “temperatura” dos meios. Separando-os entre meios quentes e meios frios cita características que distinguem meios em relação ao seu grau de interação com os nossos sentidos.
Meios quentes são os que interagem apenas com um dos nossos sentidos e em “Alta “Definição”, dando uma maior quantidade de detalhes a respeito do que se busca passar tornando o sentido da mensagem mais estrito: rádio e cinema. Já os meios frios são o oposto disso, são meios que privilegiam diversos sentidos mas em baixa resolução, dando um caráter mais lato às mensagens:  telefone e a televisão.

Essas são algumas das muitas características da teoria construída por um grande intelectual que, segundo alguns, ganhava o mesmo que grandes gênios como Albert Einstein. De fato, por mais debatida e controversa que seja sua teoria, sua contribuição para a compreensão da comunicação e sua relação com o público é inestimável

1 McLuhan, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do Homem. Capítulo 4 : “O amante dos Gadgets”

Nomes:

Raphael Souza de Oliveira.

Thailine Cristina Luques.

Turma: NA31

Referência Bibliográficas

<http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=736&titulo=O_profeta_da_aldeia_global/&gt;

<http://www.overmundo.com.br/overblog/midia-queremos-esquentar-ou-esfriar&gt;

<http://members.fortunecity.com/perua/mac.html&gt;

McLuhan, Marshall. Os Meios De Comunicação Como Extensões Do Homem. (Understanding Media)

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